Dicas Campinas

Saúde: Dentista explica quais os erros mais comuns cometidos nos cuidados com a saúde bucal

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on print
Dicas Campinas saúde bucal

Dentista explica quais os erros mais comuns cometidos nos cuidados com a saúde bucal
Dicas Campinas saúde bucal

Dados do IBGE mostram que cerca de 34 milhões de pessoas com mais de 18 anos já perderam 13 ou mais dentes

Cuidar dos dentes não é lá um ponto forte dos brasileiros. Seja por traumas da infância ou por boatos, as pessoas no país não têm o hábito de cuidar da saúde bucal com a frequência certa.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, mostram que menos da metade dos brasileiros haviam consultado cirurgião dentista nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Por outro lado, o mesmo levantamento mostra que cerca de 34 milhões de pessoas com mais de 18 anos já haviam perdido 13 ou mais dentes, sendo que 14 milhões perderam todos.

A partir disso, o Dr. Fabricio Baratella, dentista e sócio fundador da Biodontos, listou os três principais erros cometidos pelas pessoas em relação à saúde bucal.

Confira.

Não ir regularmente ao dentista

Em muitos casos, as pessoas deixam para ir ao dentista somente na hora da necessidade, seja por dor ou em busca de algum padrão estético. O recomendado, segundo Fabrício, é fazer consultas preventivas com o odontologista a cada seis meses, mas dificilmente isto é cumprido. Então a dica é: procure um especialista para cuidar da sua saúde bucal com frequência.

Medo

O primeiro tópico está diretamente relacionado com o segundo. Criou-se no imaginário popular que cuidar dos dentes é algo doloroso. O barulho do “motorzinho” causa calafrios em algumas pessoas, mas Fabricio alerta que este é um mito. Hoje existe todo um preparo por parte dos profissionais para que o paciente não sofra, principalmente as crianças que depois podem criar traumas. Ele comenta que se alguém teve uma má experiência foi por conta de um profissional de baixa qualidade.

Dinheiro
Outro erro cometido pelas pessoas é deixar de ir ao dentista por achar que os procedimentos custam caro. Fabricio repete a máxima de que a saúde começa pela boca e que o investimento no bem-estar é inestimável. Contudo, destaca que hoje já existem soluções mais baratas e acessíveis para todas as faixas de renda.

Saúde: Dentista explica quais os erros mais comuns cometidos nos cuidados com a saúde bucal

Adriana Duarte

Nascida e criada em Campinas, Adriana é formada em Marketing, e sempre esteve atenta a tudo que está acontecendo na cidade e região. Então, resolveu criar o Dicas Campinas para compartilhar todas as experiências vividas neste ambiente que tanto ama.

Recentes