Dicas Campinas

Moda Circular, já ouviu falar?

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on print
FOTOS-M.-DEER-CAMPINAS-DEBORABFOTOGRAFIA-16

Moda Circular, já ouviu falar?

Olá Campinas e região, bora falar sobre Moda?

Sou Naja Paulino, trabalho com moda desde 2015, curso Têxtil e Moda na Fatec e com muito prazer estarei aqui com vocês semanalmente falando sobre esse assunto delicioso que é arte, comportamento e expressão. Veremos muitas novidades dessa indústria que mudou muito nos últimos anos, empoderamento feminino, sustentabilidade, diversidade e por aí vai…

Vamos á nossa primeira matéria?

Moda Circular, já ouviu falar?

Se ainda não sabe é bom ficar por dentro porque este conceito promete tomar conta do mercado da moda cada vez mais.

Para entender e se encantar pelo assunto, vou explicar rapidinho pra vocês.

A Indústria da Moda tem enfrentado cada vez mais problemas ambientais como desperdício de água, energia, contaminação no solo e ar devido ao descarte de produtos químicos das tinturarias e produção de fibras e por aí vai…

Apesar do estrago, vejo uma luzinha no fim do túnel quando uma multidão quer mudar esse quadro e é aí que entra a MODA CIRCULAR, MODA CONSCIENTE.

Modelo criado em 1966 pelo economista britânico Kenneth Boulding porém, de 3 anos para cá que o modelo tem criado proporção junto com uma necessidade de renovação de mercado.

Por fim, o que é?

Moda Circular diz sobre um ciclo de vida maior do produto, ou seja, como prolongar sem extrair uma nova matéria prima, sem aumento de custos e com menor impacto ambiental.

Fonte: https://www.circulareconomy.pt/sobre-economia-circular/

Exemplos de Moda Circular

C&A: a nova linha de camisetas foi feita com 100% de algodão mais sustentável, que utiliza apenas materiais seguros e são feitas de forma social e ambientalmente responsáveis. Além disso, todas as etapas da produção das camisetas utilizou reuso de água e energia renovável.

Sabe aquele bazar de igreja, brechózinho, também entra como moda circular pois essa peça que seria “descartada”, esquecida volta para a cadeia de compra e venda sem retirar mais nenhum recurso ambiental. Muita vezes combinado com o brechó entra o upcycling que são peças ou objetos que passam por um processo de customização ou no caso de roupas, uma peça criada do zero a partir de um tecido que seria descartado.  

Essa ideia de mudar o que já existe me encanta. Essa forma de criar, vestir moda de uma forma mais consciente, sabendo que podemos SIM salvar uma parte do planeta me deixa esperançosa e confiante, afinal, somos a 2° indústria mais poluente do mundo então, ou mudamos o mundo ou o mundo terá um fim cada vez mais antecipado.

Por:  @najapaulino

Naja Paulino 26, Campinas

Cursando Têxtil e Moda, gosta de escrever, modelar e costurar. Especialista em moda sustentável e apaixonada pelo movimento slow fashion, acredita que Moda é movimento, linguagem, expressão é liberdade.

Moda Circular, já ouviu falar?

Adriana Duarte

Nascida e criada em Campinas, Adriana é formada em Marketing, e sempre esteve atenta a tudo que está acontecendo na cidade e região. Então, resolveu criar o Dicas Campinas para compartilhar todas as experiências vividas neste ambiente que tanto ama.

Recentes