Dicas Campinas

Armário Cápsula: o que é, como montar e como pode te ajudar?

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on print

Armário Cápsula: o que é, como montar e como pode te ajudar?

Imagem: threadstories

Quem nunca abriu o armário para procurar uma roupa para se vestir, olhou e pensou que não tinha nada para usar? Com certeza vocês já fizeram essa afirmação várias e várias vezes na vida.

Muitas vezes temos tanta coisa entulhada que não conseguimos identificar o que de fato nós temos dentro do armário. Não sabemos se as peças ainda fazem nosso estilo, se é preciso levar para o conserto, se tem algo a ser doado, coisas esquecidas, peças com apego sentimental que não gostamos mais, porém mantemos por recordação.

Sem contar a quantidade de vezes que compramos por impulso, pelo preço, quando alguém esquece roupa em casa e não devolvemos, pegamos emprestado de alguém e também não devolvemos, quando alguém da sua família desapega e acabamos ficando com várias coisas ao invés de doar ou vender… sem contar as vezes que guardamos as peças na esperança de entrar nelas de novo ao invés de aceitarmos nosso corpo, ou quando não desapegamos daquele look com a certeza que um dia irá aparecer uma ocasião para ser usado.

Geralmente são esses fatores que nos fazem acumular.

Quando adquirimos uma peça, independente se é nova ou de brechó, quase nunca paramos pra refletir se combina com nosso estilo, se vale a pena pelo número de vezes que será usada ou se combina com todo o resto do guarda-roupa e se REALMENTE PRECISAMOS.

No fundo nós sabemos que não é por falta de opção e sim, de organização, de entendermos nossas necessidades e nosso estilo pessoal.

 

O conceito Armário Cápsula foi criado em 1970 pela estilista inglesa Susie Faux que acreditava que, nosso armário deveria ter apenas peças versáteis, atemporais e que passassem confiança às mulheres em todos os momentos da vida. O modelo cápsula criou popularidade devido ao Project 333 que consiste em usar 33 peças durante 3 meses mostrando como podemos viver com mais simplicidade. Conheça: https://bemorewithless.com/

Geralmente, o armário é montado com um conteúdo que varia de 33 a 70 peças, sendo elas:

33 peças: tirando pijamas e roupas de academia. Duração 3 meses.

55 peças: com pijamas e roupas de academia. Duração 3 meses.

70 peças: todas as peças durante o ano todo.

Foto: @najapaulino

Biquinis, roupas de festas, lingeries, meias, bolsas e acessórios não entram na contagem. 

6 dicas para você começar a montar seu armário cápsula e ser assertivo na escolha das peças:

  1. Conheça seu estilo pessoal.

Ex: Gosto de peças clássicas, básicas, tenho um estilo dramático…

2. Liste as atividades que você costuma a fazer.

Ex: Faculdade, trabalho, fico bastante em casa e barzinhos com amigos…

3. Escolha uma paleta de cores.

Ex: Preto, branco, cinza, vermelho e azul…

4. Escolha peças de qualidade, fácil lavagem e secagem.

5. Quais peças de baixo, de cima eu uso mais.

     Ex: Calça e saia.

6. Qual estação está.

Ex: Outono.

Exemplo de guarda-roupa cápsula: 

6 pijamas (1 camisola e 5 conjuntos)

8 peças academia

7 calças

4 saias

2 shorts

15 blusas

10 casacos

11 vestidos

6 macacões

Monte seu armário de acordo com seu gosto e suas necessidades. Sentiu falta de alguma peça? Não se desespere, acrescente ela ao seu armário que está tudo bem!

 

Monte um Lookbook

Se você quiser, pode fotografar alguns looks para aqueles dias que estiver sem criatividade.

Exemplo: escolha uma peça de baixo ou peça única tipo macacão e monte no mínimo 3 looks diferentes e fotografe.

Pode ter certeza que vai te ajudar.


Foto: @najapaulino

Sejamos criativos!

Dicas:

 

– Looks “cebolas”, faça camadas sendo sempre, peça justa em baixo e soltas por cima para esconder o volume e não parecer que está com todo o seu guarda roupa num look só rs.

– Crie listas verticais, ou seja, deixe um pedaço da camisa aparecendo por baixo da jaqueta, blazer por exemplo, vai criar linhas que faz parecer que seu corpo é longilíneo.

– Saia do óbvio, preste atenção aos detalhes, dobre a bainha da calça para dar um charme, deixe a manga da camisa dobradinha para fora do blazer. 

– Use e abuse dos acessórios, cintos, lenços, chapéus…

– Aproveite e organize, assista a série da Marie Kondo chamado Ordem na casa e aprenda a organizar e fazer o desapego da forma correta sem se arrepender depois.

– Ganhe dinheiro, venda as peças, faça um brechó, bazar ou troque com as amigas. Eu mesma já fiz 4 bazares e 1 feira de troca com as amigas. 

* Atenção, essa dica deixe como regra para não se perder nessa causa minimalista, se entrou uma peça tire outra assim nada se acumula.

A ideia desse guarda-roupa é ser versátil já que, segundo um estudo da Cornell University,  tomamos em média 35.000 decisões por dia. Parece que não, mas, perdemos muito tempo andando no shopping tentando encontrar a peça que nos “falta”, perdemos tempo de manhã quando abrimos o guarda-roupa e ficamos lá parados, pensando no que usar.

Quando nos vestimos bem, com certeiras combinações, nos sentimos mais felizes, empoderadas e ficamos com a sensação de que nada nos abalará naquele dia e que podemos mudar o mundo e de fato, um bom guarda-roupa faz isso com a gente.

Roupa é expressão e tem o poder de fazer com que as outras pessoas nos enxerguem exatamente como queremos ser enxergados.

A ideia é diminuir o consumo desenfreado, prestarmos atenção nos motivos pelos quais estamos consumindo tanto, e entendermos que podemos viver com BEM menos. 

Esse guarda roupa vai mudar a forma de você ver o mundo, vai lhe dar mais tempo, trazer simplicidade e mais sentido na vida.

Gostaram? Me marque se você aceitou o desafio e compartilhe essa ideia!

 

  Texto: @najapaulino Naja Paulino 26, Campinas
Cursando Têxtil e Moda, gosta de escrever, modelar e costurar. Especialista em moda sustentável e apaixonada pelo movimento slow fashion, acredita que Moda é movimento, linguagem, expressão e liberdade.

Revisão: Rebecca Lorenzetti – @beccalorenzetti

 

Armário Cápsula: o que é, como montar e como pode te ajudar?

Adriana Duarte

Nascida e criada em Campinas, Adriana é formada em Marketing, e sempre esteve atenta a tudo que está acontecendo na cidade e região. Então, resolveu criar o Dicas Campinas para compartilhar todas as experiências vividas neste ambiente que tanto ama.

Recentes